O que é a porosidade dos cabelos?
A palavra porosidade vem de “poros”, e refere-se à condição microscópica dos fios dos cabelos, onde os poros ou cutículas são mais abertas ou mais fechadas. Essa condição também engloba o volume e a densidade do fio.
Todos os tipos de cabelos, sejam eles lisos, ondulados e cacheados possuem um grau de porosidade, dependendo do tipo de cabelo e do tratamento que esses cabelos recebem. Nesse sentido, o grau ou condição de porosidade dos cabelos pode ser baixa, média ou alta e está diretamente ligada à capacidade dos fios de cabelos de absorver e reter água, produtos e nutrientes que são neles aplicados. Assim, a situação das cutículas vai determinar se os cabelos estão mais ou menos danificados.
Quando os cabelos estão extremamente danificados, as cutículas estão totalmente comprometida, levando à quebra dos fios.
Os cabelos que apresentam baixa porosidade, têm os poros mais fechados, dificultando a entrada de água e nutrientes, porém são considerados cabelos mais sadios. Por outro lado, os cabelos com alta porosidade têm cuticulas mais abertas, que facilita a absorção mas ao mesmo tempo também permite que os nutrientes saiam da haste mais rapidamente.
Entendendo a porosidade dos seus cabelos, vai te ajudar a tratá-los da melhor maneira e com isso reverter ou reduzir o processo de abertura das cutículas e consequentemente a danificação dos fios.
Como descobrir a porosidade dos seus cabelos?
Para descobrir a porosidade dos seus fios é muito simples e você pode fazer o teste na sua casa. Para isso, preparamos um video no qual mostramos não somente como fazer o teste para descobrir a porosidade atual dos seus fios, como também explicamos a diferença entre os 3 tipos de cutículas e fornecemos dicas dos melhores óleos e outros ingredientes naturais para seus cabelos. Assista abaixo:
Como falado no video, o teste de porosidade consiste nos seguintes passos:
- Lave os cabelos normalmente com shampoo e antes de aplicar o creme condicionador, colete com a ajuda de uma escova de cabelos, alguns fios que já seriam naturalmente descartados.
- Retire da escova um pequeno maço de cabelo e deixe secar algumas horas.
- Em um copo, coloque aproximadamente 200 ml de água à temperatura ambiente.
- Mergulhe o pequeno maço de fios de cabelos secos com cuidado, certificando-se que todos os fios estejam dentro d’água.
- Aguarde de 4 a 5 minutos. Se no final desse tempo os seus cabelos ainda estiverem no topo da água, significa que seus cabelos possuem baixa porosidade. Se estiverem no meio, eles têm média porosidade e se estão no fundo, é porque eles têm alta porosidade.
A Estrutura do Fio de Cabelo
A formação de um fio de cabelo é um processo cíclico e dinâmico que envolve a divisão celular, a produção de queratina e melanina e o crescimento a partir dos folículos pilosos. A saúde e a aparência dos fios dependem da integridade desse processo, também da genética e de fatores ambientais e nutricionais que influenciam o ciclo de crescimento capilar.
A fibra capilar é uma estrutura complexa e assemelha-se à um cilindro compacto formado por cutículas, córtex e, em alguns casos, medula e que estão firmemente cimentados à pele. Assim, a estrutura do cabelo é formada pelas suas cuticulas, córtex e medula.
- Cutícula: A cutícula é a camada mais externa do fio de cabelo e é formada por camadas de células sobrepostas, que protegem o interior do fio. A cutícula é responsável pelo brilho dos cabelos. Quanto mais aberta está a cutícula, mais danificado está o fio que tende a ficar opaco, áspero e mais vulnerável à danos.
A radiação UV, tratamentos químicos, excesso de escovação, etc., são algumas das causas que ressecam e abrem as cuticulas.
- Córtex: O córtex é a camada intermediária e também a mais espessa do fio de cabelo. Ele é formado por células alongas e ricas em queratina, que dão força, flexibilidade e elasticidade ao fio de cabelo. A estrutura do córtex define se o cabelo será liso, ondulado ou cacheado. Além disso, o cortex também contém a melanina, um pigmento que determina a cor natural dos cabelos.
- Medula: A medula é a parte central da haste capilar e é composta de células moderadamente queratinizadas, o que torna a medula como uma massa esponjosa, menos rígida e mais vulnerável que as camadas exteriores. A medula não está presente em todos os fios, principalmente em cabelos mais finos e sua função ainda não é totalmente compreendida. Alguns acreditam que ela possa ajudar no isolamento térmico, adicionar resistência ou mesmo dar volume ao fio.
Características Físicas do Fio de Cabelo
As características físicas influenciam diretamente a aparência e o comportamento do cabelo. Além da porosidade descrita acima, os cabelos também podem ter as seguintes características:
- Diâmetro e Espessura: Essa característica influencia na aparência e no volume do cabelo. O diâmetro do do fio de cabelo pode ser classificada como fino, médio ou grosso e varia de pessoa para pessoa. Fios mais grosso tendem a ser mais resistentes a danos, enquanto os mais finos, mais vulneráveis.
- Elasticidade: A elasticiade do cabelo indica o quanto ele pode estiar sem quebrar. Um cabelo saudável é elástico e pode se esticar em até 30 % do seu comprimento original quando molhado. A elasticidade está liga à saúde do córtex e à integridade das ligações de queratina.
- Forma: Também conhecida como textura, a forma dos cabelos é determinada geneticamente e depende do formato do folículo piloso e da forma do córtex. Cabelos liso, tendem a ter os fios redondos, enquanto os fios cacheados ou crespos são mais achatados ou elípticos.
- Resistência e Durabilidade: Essa característica permite ao cabelo suportar processos mecâncios, como penteados e também tratamento químicos. A queratina encontrada no córtex confere ao cabelo a maior parte dessa resistência, mas a saúde da cutícula é crucial para proteger contra danos externos.
Cada uma dessas partes e características contribui para a saude, força e beleza do fio e, entender esses aspectos ajuda a escolher os melhores cuidados e produtos mais adequados para cada tipo de cabelo.
Como fazer uma máscara nutritiva com frutas para o meu tipo de fio
Você pode fazer máscaras capilares usando ingredientes naturais, que são fáceis de encontrar. Assista abaixo o vídeo em que mostramos como fazer máscaras para cabelos de baixa, média e alta porosidade, usando frutas como o mamão papaia, o abacate e a banana:
Gostou desse artigo? Faça também parte do nosso canal no YouTube para mais dicas naturais de beleza que você pode fazer na sua casa! É simples, rápido e divertido!