benefícios da aloe vera

A Aloe Vera (Aloe Barbadensis) é uma planta que é utilizada desde a antiguidade pelos seus inúmeros benefícios. O seu uso pelos egípcios remonta mais de seis mil anos, que a consideravam como planta da imortalidade e que era utilizada para vários fins, desde como parte dos cuidados com a pele até como presente funerário para os faraós e sua incorporação na vida após a morte. Essa planta também fazia parte dos rituais de cuidados de beleza das próprias rainhas Cleopatra e Nefertiti.

Ao longo dos séculos, a fama das suas propriedades terapêuticas, se espalharam por outras civilizações antigas como as civilizações grega, romana, chinesa e indiana. No Brasil, a Aloe Vera é conhecida popularmente como Babosa justamente pelo aspecto de baba que apresenta.

As propriedades da Aloe Vera

A Aloe Vera contém mais de 75 tipos de ativos que são encontrados no seu gel, como por exemplo: vitaminas, minerais, enzimas, açúcares, aminoácidos e ácidos salicílicos. Além disso, essa planta também possui componentes anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos. Segue abaixo alguns de seus componentes:

  • Vitaminas: A Aloe Vera contém várias vitaminas como a vitamina A (beta-caroteno), vitaminas C, vitamina E e também vitaminas do complexo B. As vitaminas A, C e E são antioxidantes e protegem a pele pois que combatem os radicais livres, colaborando assim contra o envelhecimento da pele. Já a presença das vitaminas do complexo B – cobalamina (B12), ácido fólico (B9) e colina (B8) colaboram com a saúde da pele.
  • Minerais: Essa planta contém também alguns minerais, como:
    • Zinco: Protege a pele contra os raios UVA e UVB. O zinco tem um papel fundamental na síntese do colágeno e também tem ação anti-inflamatória e ajuda no tratamento da acne.
    • Cálcio: Ajuda na regeneração da pele, mantendo uma barreira que retem a hidratação natural e auxilia também na renovação das células.
    • Magnésio: O magnésio pode ajudar a manter a elasticidade e saúde da pele de uma maneira geral. Contém anti-inflamatório e antioxidante que auxiliam em condições de pele como rosácea, vermelhidão e acne. Nos cabelos, podem combater a perda e promover o crescimento.
    • Manganês: O manganês está envolvido em várias sínteses do corpo como na colaboração para a formação do colágeno e da elastina, melanina e pode indiretamente colaborar para o crescimento dos cabelos.
    • Potássio: Desempenha um papel crucial na manutenção das funções corporais, como por exemplo, colaborar para a regeneração das células, manter a pele hidratada e regularizar o pH natural. Com isso, o potássio garante a saúde da barreira protetora natural da pele, colabora para com a elasticidade e pode também prevenir a queda dos cabelos.
    • Sódio: Assim como o potássio, o sódio também ajuda a manter a pele hidratada, o que pode ajudar a dar uma aparência de pele mais saudável e jovem.
    • Selênio: O selênio tem papel fundamental para a saúde da pele e cabelos, pois tem ação antioxidante e combate o stress oxidativo, protegendo a pele contra os radicais livres e a radiação UV. Com isso ajuda a atrasar o sinais de envelhecimento, melhorando a saúde e elasticidade da pele e consequentemente ajudando a proteger o folículo capilar, promovendo o crescimento dos cabelos.
    • Cobre: Auxilia também na produção do colágeno e da elastina, que mantem contribuem para manter a pele firme e elástica o que consequentemente colabora para atrasar o envelhecimento da pele. Nos cabelos, ajudam a diminuir a queda e aumentar o crescimento e, por ter propriedades antioxidantes, pode manter o couro cabeludo sadio.
  • Açucares: Os polissacarídeos ajudam na hidratação e firmeza da pele.
  • Aminoácidos: Ajudam na produção do colágeno e elastina, reparação, proteção e hidratação da pele, combatendo o envelhecimento. Nos cabelos, ajudam a dar força, diminuindo a quebra e melhorando a textura dos fios.
  • Ácido Salicílico: Promove a esfoliação, removendo das células mortas e o excesso de oleosidade da pele e dos cabelos.

Benefícios da Aloe Vera

A Aloe Vera é muito versátil e pode ser utilizada de muitas maneiras, em diferentes produtos e tratamentos. Nas rotinas de beleza, o gel da Aloe Vera pode ser utilizado puro na pele ou nos cabelos ou também diluído em água ou hidrossóis / hidrolatos ou ainda extratos e infusões naturais, como por exemplo, chá de alecrim, de hortelã, dentre outros.

Essa planta é bastante utilizada tanto na indústria cosmética convencional como na cosmética natural w em vários tipos de produtos como cremes, loções, shampoos, géis para banho, cremes dentais, etc. No entanto, se você está fazendo o seu próprio extrato de Aloe Vera, lembre-se de retirar a aloína, que é uma substância amarelada que escorre da folha quando a mesma é cortada e que pode causar irritação em peles mais sensíveis. Para retirar a aloína, basta deixar a folha em pé de 10 a 20 minutos para que o líquido escorra. Depois de descascar, lave em água corrente para retirar todos os traços dessa substância.

1. Benefícios para a Pele

  • Hidratação: O gel da Babosa pode ser usado na pele para hidratar sem deixar a pele oleosa, o que pode beneficiar peles mais oleosas. Ela também é considerada como uma aliada contra o envelhecimento precoce pois pode melhorar a elasticidade da pele, ajudando a prevenir o surgimento de rugas e linhas finas.
  • Insolações Solares: A Aloe Vera também ajuda a proteger a pele contra os raios solares. Além de ter propriedades refrescantes, ela pode ser usada na pele para hidratar a pele no pós sol e aliviar pequenas queimaduras solares onde a pele está sensibilizada.
  • Inflamação na pele: O gel da Babosa pode reduzir inflamações e condições de pele como por exemplo a acne. Estudos demonstram que os tratamentos com Aloe Vera resultam em uma cicatrização mais rápida de feridas leves.

2. Benefícios para os Cabelos

  • Hidratação: A Aloe Vera é um excelente hidratante para os cabelos, o que pode beneficiar cabelos ressecados. Além disso, a hidratação pode aumentar a elasticidade dos fios, reduzindo a quebra e também as pontas duplas. Com a suavização da cutícula dos fios, os cabelos também se tornam mais brilhantes e macios.
  • Condições do couro cabeludo: A Aloe Vera também pode auxiliar a restaurar o equilíbrio do couro cabeludo. Por ter um pH similar ao pH de um couro cabeludo saudável, por suas propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e refrescantes, o seu gel pode ajudar a reduzir os sintomas relacionados à dermatite seborreica (caspa) e psoríase, (inflamações, lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo).  Além disso, também ajuda a equilibrar a produção de sebo, o que pode beneficiar também os cabelos oleosos.
  • Promoção do Crescimento: Por ser rica em vitaminas e minerais que nutrem os fólicos capilares, o gel da Aloe Vera pode promover um ambiente propício para o crescimento dos cabelos. A Aloe Vera também forma uma camada protetora, o que pode proteger os fios do sol e de agentes ambientais poluentes.

3. Outras utilizações

Além do uso externo, existem também sucos e bebidas produzidas com o gel da Aloe Vera, que é bastante consumida pelo mundo e há também suplementos alimentares. Porém, no Brasil você irá encontrar o suco somente em algumas lojas, trazidas de fora do país por grandes conglomerados, devido a produção do suco de Aloe Vera no pais precisar seguir rigorosos controle de fabricação e estar de acordo com a Anvisa e a legislação vigente.

Para consumo, o gel da Aloe Vera o gel deve estar completamente limpo da aloína, pois pode trazer desconfortos intestinais. Além disso, nem todas as variedades de Aloe Vera trazem verdadeiros benefícios e a planta mais utilizada para a fabricação de sucos à base de Aloe Vera é a Aloe Barbadensis Miller.

Portando, antes de usar o gel da Aloe Vera fresco, seja na forma que for, é sempre aconselhável fazer o teste de contato antes do uso para garantir que não haja nenhuma sensibilidade ou reação alérgica.

Como Extrair o gel de aloe vera

Para extrair o gel da Aloe Vera é muito simples e existem várias maneiras de se fazer isso. Assista o vídeo abaixo no qual mostro a minha maneira de fazer.

Você pode utilizar o extrato da Aloe Vera em diversos produtos naturais para a sua rotina de beleza, então use sua criatividade e divirta-se nas alquimias naturais!

Se inscreva também no nosso canal do YouTube para aprender a fazer algumas receitinhas naturais, que você poderá adaptar ou implementar de acordo com a sua necessidade ou preferência.

Similar Posts