Colored Powder on White Canvas

25 Pigmentos Vegetais Para Seus Cosméticos Naturais e Orgânicos

A natureza oferece uma variedade de tons e cores que nós podemos utilizar nas nossas criações de cosméticos naturais e orgânicos. As cores vindas das plantas, não só oferecem uma maneira mais segura e ecológica de proporcionar cor aos nossos cosméticos naturais caseiros, como também adicionam ainda mais beneficios à nossa pele e cabelos.

Nesse artigo vamos enumerar 25 pigmentos vegetais que você pode usar nas suas formulações naturais. É simples e podemos usar algumas das plantas que temos no quintal da nossa casa, na venda mais próxima ou em lojas de produtos naturais.

Veja no video abaixo, uma receita que utilizei a beterraba em pó e o óleo essencial de mil folhas para integrar a cor:

Embora o meu intuito nesse video fosse de mostrar que você pode utilizar tanto um pigmento natural como a beterraba, como também um pigmento que você compra pronto, se você desejar, você pode somente a beterraba em pó. Já o óleo essencial, use com mais moderação, pois eles são extremamente concentrados.

Os óleos vegetais também podem ter uma colaração diferenciada e linda e que por si só já vão inserir cores aos nossos cremes, loções, hidratantes labiais, sabonetes, etc. A maioria dos óleos vegetais tem uma tonalidade que vai do amarelo pálido ao amarelo mais intenso. No entanto, existem óleos como o óleo de buriti, o óleo de açaí, o óleo de abacate, o óleo de rosa mosqueta, etc., que fogem desse padrão.

Além dos óleos, podemos também usar frutas, flores, folhas e raizes das plantas para adicionar cores mais diferenciadas aos nossos cosméticos. Além disso, muito plantas usadas como pigmentos são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais que beneficiam a nossa pele.

Confira agora a lista dos 25 plantas que podem te ajudar a colocar mais cor nas suas formulações naturais:

1. Açafrão (Crocus sativus)

    • Cor: Vermelho Alaranjado
    • Benefícios: Apesar de ser umas das especiarias mais caras do mundo, o açafrão é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a acalmar, iluminar, clarear e melhorar a textura da pele.
    • O açafrão é comumente confundido com a cúrcuma, outro poderoso antioxidante, porém são duas coisas bem distintas. Os filamentos delicados do açafrão (pistilos) são retirados da flor lilás da planta. Os pistilos podem ser encontrados para venda na forma seca ou em pó e têm como principios ativos a crocina, crocetina e o safranal, que é rico em carotenoides. Já a cúrcuma vem da raiz de outra planta.

    2. Açaí (Euterpe oleracea)

      • Cor: Púrpula (Fruta), Verde (óleo)
      • Beneficios: Além das suas lindas cores – verde do óleo ou púrpura da fruta – o açai é rico em vitaminas e minerais e por essa razão é uma ótima escolha para a pele. Graças à vitamina C, um potente antioxidante, ajuda a reduzir a hyperpigmentação e também proteger, revitalizar, dar uma aparência saudável e radiante à pele.

      3. Alfafa (Medicago sativa)

      • Cor: Verde claro
      • Beneficios: A alfafa contém clorofila, que não só ajuda a colorir seus cosméticos, mas também possui vitaminas e minerais que podem ajudar a desentoxicar e nutrir sua pele, além de acalmar e diminuir a vermelhidão.

        4. Alkanet (Alkanna tinctoria)

        • Cor: Vermelho
        • Beneficios: A raiz da alkanet possui uma ação suave antimicrobial. É uma planta da mesma familia da boragem, bastante utilizada para combater o envelhecimento precoce. Embora suas flores sejam azuis, suas raizes são avermelhadas e é daí que é extraída a cor. Seu principal componente é o alkannin, que é soluvel em óleos e álcool. Essa planta é considerada segura para ser usada externamente mas deve ser evitado em em produtos como lipsticks e hidratantes para os lábios, por ser considerado tóxico para ser ingerido.

        5. Abacate (Persea gratissima)

        • Cor: Verde Claro
        • Beneficios: O abacate é fonte de vitamina E, potássio e lecitina, além de ser antioxidante e ter um grande poder de hidratação, principalmente seu óleo. Ele também possui carotenoides e luteína, que é encontrada em vegetais verdes como a couve e o espinafre.

        6. Beterraba (Beta vulgaris)

        • Cor: Vermelho profundo / Rosa
        • Benefícios: A beterraba tem como seu principal componente a betanina, que também possui ação antioxidante e ajuda a combater o stress oxidativo da pele. Além disso, a beterraba desintoxica a pele e estimula a síntese do colágeno, melhorando a elasticidade da pele.

        7. Blue Tansy – Óleo Essencial (Tanacetum annuum)

        • Cor: Azul Profundo
        • Beneficios: Essa planta é da mesma familia das camomilas e, como tal, também possui o camazuleno, responsável pela cor azul desse óleo essencial. O blue tansy é antioxidante, antimicrobial, protege a pele do stress oxidativo e envelhecimento precoce, além de auxiliar no combate à inflamação e acalmar a pele irritada.

        8. Buriti (Mauritia flexuosa)

        • Cor: Laranja Avermelhado
        • Beneficio: O buriti hidrata profundamente a pele, melhora a sua barreira e promove a sua elasticidade. Além disso, ajuda na saúde geral do complexo, protegendo, acalmando e aumento seu brilho. O seu grande nível de beta-caroteno, que é um poderoso antioxidante, é ainda maior que o encontrado na cenoura e, que também é o responsável pela cor vibrante e maravilhosa desse óleo.

        9. Calêndula (Calendula officinalis)

        Calendula
        • Cor: Laranja
        • Beneficios: A calêndula possui nas suas pétalas várias classes de compostos químicos como flavonóides, cumarinas, quinonas, saponinas, óleos voláteis, aminoácidos e carotenoides como a flovoxantina que é a principal responsável pela cor.
        • Existem muitas variedades de calêndula com similares propriedades e beneficios. Essa flor estimula a regeneração das células da pele, é ótimo para peles sensiveis por ter um efeito calmante e relaxante, além de ser antisséptica, antioxidante e antibacteriana.

        10. Cenoura (Daucus carota sativa)

        • Cor: Laranja
        • Benefícios: Como todos os vegetais com pigmentação amarela, laranja e avermelhada, a cenoura também possui carotenoides. Aliás, o nome carotenoide vem de carrot, nome em inglês para a cenoura. O pigmento da cenoura vem do beta-caroteno, que é o precursor da vitamina A e também um antioxidante, que protege a pele das queimaduras solares, age contra o envelhecimento, melhora a elasticidade, hidratação, textura e tinge lindamente nossos cosméticos.

        11. Camomila Alemã – Óleo Essencial (Matricaria recutita)

        • Cor: Azul Profundo
        • Beneficios: Como o óleo essencial blue tansy, a camomila alemã também possui o camazuleno que é o responsável pela sua cor azul. O camazuleno é criado a partir de um outro componente chamado matricina durante o processo da destilação do óleo essencial. Ambas as camomilas (romana e alemã) possuem o camazuleno, porém a A camomila alemã possui em maior quantidade. A camomila é usada há séculos por seus excelentes propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e hidratantes. Além disso, tem uma suave adstringência e o camazuleno tem demonstrado possuir efeitos antialérgicos.

        12. Cúrcuma (Curcuma longa)

        • Cor: Amarelo Alaranjado
        • Beneficios: Como um dos nomes da cúrcuma é “açafrão da terra”, ela é geralmente confundida com o açafrão. Porém, como explicado anteriormente, a cúrcuma e o açafrão não são a mesma coisa. A cúrcuma é extraída da raiz da Curcuma longa e seu principio ativo é a curcumina. A curcumina é mundialmente conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e também ajuda a clarear e reduzir a vermelhidão da pele.

        13. Ervilha Borboleta / Flor de Ervilha Azul / Rainha Azul (Clitoria ternatea)

        Ervilha Borboleta
        • Cor: Azul / Púrpura
        • Beneficios: As flores dessa planta possui o pigmento chamado delfinidina e é bastante utilizado como colorante para produtos cosméticos orgânicos. O seu extrato hidrata, promove a produção de colágeno e elasticidade da pele, além de ser antioxidante, é anti-inflamatório e antibacterial.

        14. Frutas Vermelhas

        • Cores: Depende da fruta
        • Beneficios: As frutas vermelhas como cranberry, framboesa, amora, mirtilo, morango, etc., também podem ajudar a dar cor aos seus produtos. Além de serem ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, elas também podem dar um sutil aroma à suas formulações naturais.

        15. Garança (Rubia tinctorum)

        • Cor: Laranja Avermelhado
        • Beneficios: Esse natural pigmento tem sido muito usado pelas suas cor vibrante e pode ser usado tanto em lip skicks, como em blushes. Essa planta pode ajudar a descongestionar a pele, reduzindo inflamações e manchas.

        16. Henna (Lawsonia inermis)

          • Cor: Marron Avermelhado / Laranja Avermelhado
          • Beneficios: A henna tem sido usada desde a antiguidade pelo seu poder de tingir temporariamente não só a pele, cabelos e unhas, mas também tecidos e couros. Ela ainda é uma opção natural para tingir os cabelos e as sombrescelhas hoje em dia. A henna contém antioxidante e antifúngico e pode também ajudar a reduzir a caspa e a coceira no couro cabeludo.

          17. Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis)

          Hibiscus
          • Cor: Rosa / Vermelho
          • Benefícios: A flor do hibisco contém alto poder antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres. O hibiscus também hidrata, promove a elasticidade da pele, ajuda a prevenir acnes e inflamações e auxilia na exfoliação da pele. Existem mais de uma variedade de flores de hibisco e o pigmento que contém suas flores e é muito usado como colorante de cosméticos naturais.

          18. Índigo (Indigofera tinctoria)

          • Cor: Azul profundo
          • Beneficios: O indigo é muito conhecido por tingir tecidos no tom azul. Porém, você sabia que ele também é considerado como anti-bacterial, anti-inflamatório e antioxidante para a pele? Essa planta pode acalmar peles sensíveis e proteger contra danos causados por agentes externos, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

          19. Matcha Chá Verde (Camellia sinensis)

          Matcha
          • Cor: Verde Vibrante
          • Benefícios: O matcha vem da mesma planta do chá verde, porém, seu cultivo e preparo são diferenciados, proporcionando um chá mais especial, poderoso e com mais beneficios que o regular chá verde. O matcha em pó é rico em antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres e pode ajudar no rejuvenescimento da pele.

          20. Mil Folhas / Yarrow – Óleo Essencial (Achillea millefolium)

          • Cor: Azul Profundo
          • Beneficios: Assim camomila alemã e o blue tansy, o óleo essencial de mil folhas ou yarrow também possui o camazuleno, responsável pela cor azul profundo desses óleos essenciais. Esse óleo é potente e como todos os óleos essencias, deve ser usado com cautela. Ele pode ser efetivo para acalmar a pele irritada, reduzir inflamações e vermelhidão e promover a saúde da pele.

          21. Moringa (Moringa oleifera)

          Moringa
          • Cor: Verde Claro
          • Beneficios: Apesar da moringa não ser muito utilizada para colorir cosméticos naturais, ela possui, assim como outros vegetais verdes, a clorofila, que ajuda a impactar a cor dos seus cosméticos naturais, dando uma sutil tonalidade esverdeada. Além disso, a moringa contém vitamina C e a quercetina, que podem ajudar a reduzir irritação e inflamações na pele, além de hidratar e proteger do stress oxidativo e danos causados pelas intempéries.

          22. Páprica (Capsicum ammuum)

          • Cor: Vermelho Alaranjado
          • Beneficios: A páprica vem do pimentão e é rica em vitaminas e antioxidantes que podem hidratar, nutrir e proteger a pele contra radicais livres. A páprica também incentiva a esfoliação, amacia e ilumina a pele.

          23. Sabugueiro (Sambucus nigra)

          • Cor: Púrpura
          • Benefícios: O sabugueiro contém os mesmos pigmentos químicos que o açai e portanto, tem uma cor púrpura similar que é usado colorante natural. Essa planta é fonte de antioxidantes, como os flavonoides, que protege a pele dos radicais livres e possui efeitos calmantes.

          24. Spirulina (Arthrospira platensis)

          Spirulina
          • Cor: Verde Azulada
          • Benefícios: A Spirulina é um tipo de alga rica em vitaminas e minerais que nutre e fortifica a saúde da pele. Apesar de ter um cheiro forte, ela possui muitos benefícios e uma linda e poderosa cor. Assim, também podemos adicioná-la nos cosméticos caseiros, como as máscaras, exfoliantes, sabonetes, etc., para que a pele possa usufruir das suas propriedades. Só uma pequena quantidade já é o suficiente.

          25. Urucum (Bixa orellana)

          Urucum
          • Cor: Vermelho Alaranjado
          • Benefícios: O urucum é bastante conhecido e usado na culinária brasileira como um condimento. Tribos indigenas têm usado o urucum desde a antiguidade para colorir a pele e atualmente, ele é mundialmente usado como colorante natural para produtos alimentícios, farmaceuticos e cosméticos. Além de ser uma fonte de cálcio, fósforo e magnésio, o fruto do urucum também é rico em antioxidantes. Ele possui propriedades antimicrobianas e auxilia na hidratação e maciez da pele. Embora o urucum não tenha vitamina A, seus principais componentes – bixina e norbixina – são classificados como carotenoides e também os responsáveis pela sua cor.

          Qual o tipo de Pigmento Natural utilizar?

          Os pigmentos naturais não são dificeis de encontrar. Há no mercado tanto a opção de colorantes naturais já preparados, como o pó da planta, ou mesmo a planta seca. Você também pode encontrar algumas das plantas no seu quintal e fazer o seu próprio colorante natural, é muito simples.

          a) Para fazer o pó da planta, primeiro, deixe secar bem as folhas ou flores, raiz, frutos, sementes da planta escolhida. Depois use um processador de alimentos para moer em particulas bem finas.

          b) Você pode usar os óleos vegetais ou óleos essenciais descritos acima, que já possuem coloração e que ajudam a colorir suas formulações.

          c) Se preferir, você pode macerar as plantas secas (sem moer) em óleos vegetais, como fiz no video abaixo sobre óleos macerados:

          d) Dependendo da planta e do seu objetivo, você também pode fazer uma infusão/chá bem concentrado da planta.

          e) Uma outra opção é fazer extrato glicerinado, cobrindo as plantas secas com glicerina por alguns dias até soltar a cor. Veja o vídeo onde eu fiz extratos glicerinados:

          No video acima não usei conservante pois usei as plantas secas. Se desejar fazer com a planta sem secar também é possivel, mas você deve usar um conservante para garantir que seu extrato não será arruinado em poucos dias, pois as plantas contêm água.

          f) As tinturas também podem ser usadas, mas lembre-se que o álcool resseca a pele em demasia, então use com cautela.

          Considerações finais

          A intensidade da cor depende da concentração que você usar. Quanto maior a quantidade ou a concentração da planta, mais intensa será a cor. Você poderá ter várias tonalidades da mesma cor também se desejar, utilizando maior ou menor quantidade. Porém, lembre-se que dependendo do produto que você está criando, uma grande quantidade do pigmento, seja ele em pó, óleo, macerado, também pode afetar a textura e a consistência final do seu produto.

          É importante lembrar que os pigmentos naturais podem ser menos estáveis que os pigmentos sintéticos e podem perder sua cor com o tempo. Por isso, mantenha os seus produtos naturais protegidos e longe da luz e umidade para prolongar sua vida útil.

          Outro adendo é com relação à reações elérgicas. Mesmo os pigmentos sendo naturais e geralmente seguros, alguns tipos de peles podem apresentar intolerância à certas plantas. Então, sempre faça o teste em uma pequena região da pele para saber se a planta usada é a certa para você.

          Agora é a sua vez de testar essa variedade de tons e cores que a natureza nos proporciona para elaborar seus próprios cosméticos naturais e orgânicos. Comece hoje mesmo, é simples e divertido!

          Pigmentos da natureza

          Similar Posts