25 Óleos Essenciais e seus benefícios para a pele
No artigo Os Óleos Essenciais na Cosmética Natural, vimos que os óleos essenciais são excelentes ativos para manter sua pele saudável e radiante. Também no artigo 90 óleos essenciais – Notas Aromáticas e Famílias Olfativas, conhecemos aspectos relacionados com a mistura desses óleos aromáticos.
Agora, vamos listar 25 óleos essenciais que são comumente usados por formuladores de cosméticos naturais e que você também pode usar nas nos seus produtos artesanais.
Existem, no entanto, muitos outros óleos essenciais que são usados em formulações naturais. Porém, lembre-se de fazer um uso mínimo desses extratos da natureza nos produtos que serão aplicados à pele, para que sua pele possa se beneficiar deles em toda a sua essência.
Estão preparados? Então vamos lá!
Alecrim (Rosmarinus Officinalis)
O óleo essencial de alecrim tem um aroma revigorante e energizante. Possui propriedades antibacterianas e antissépticas, desobstrui os poros, melhora a aparência da pele e combate o envelhecimento. Por ser um óleo adstringente, é bom para peles oleosas, inflamadas e sensíveis, além de promover a cicatrização. Nos cabelos, promove o crescimento e a colabora para com a força dos fios.
Benjoim (Styrax Benzoin)
O óleo essencial de benjoim é antisséptico, anti-inflamatório, adstringente e antimicrobial. Suas propriedades ajudam a melhorar peles rachadas, irritadas ou inflamadas. Esse óleo essencial é, na verdade uma resina, que necessita ser dissolvida em álcool antes que seja misturada à outros ingredientes. O aroma do benjoim se assemelha ao de baunilha, no entanto, tem aroma forte e asfixiante se usado em demasia e pode se sobressair aos demais óleos. Ele também é usado como um fixador para perfume.
Bergamota (Citrus Bergamia)
Com cheiro forte e maravilhoso de tangerina, o óleo essencial de bergamota estimula a renovação das células, ajuda clarear as manchas, é anti-bacterial e antimicrobial, limpa e tonifica os poros. Porém, assim como outros cítricos, esse óleo pode aumentar a fotossensibilidade da pele quando expota à luz. Também pode oxidar com facilidade devido ao teor de limoneno contido nele.
Camomila (Anthemis Nobilis e Matricaria Recutita)
O óleo essencial de camomila pode ser usados por todos os tipos de pele até as mais sensíveis. Pode ajudar no tratamento de diferentes problemas de pele, graças às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, anti-infecciosa, anti-alérgicas e também de suave adstringência. Parte das propriedades anti-inflamatórias da camomila, deve-se à componentes como o alfa-bisabol e camazuleno encontrados na planta.
Existem dois tipos de Camomila, a Camomila Alemã (Matricaria recutita) e Camomila Romana (Artemis Nobilis). No entanto, o camazuleno tem maior concentração na Camomila Alemã, o que torna esse óleo numa linda coloração azul. Porém, o cheiro da Camomila Alemã é mais forte do que a Camomila Romana e seu odor lembra um pouco o tabaco.
Erva Cidreira (Melissa Officinalis)
O óleo essencial de erva cidreira tem propriedades anti-inflamatórias e por essa razão, é indicado para peles inflamadas e com acne. Todavia, pode ser usada por outros tipos de pele, sem problemas, pois melhora a pele de um modo geral.
No entanto, pela pouca quantidade de óleo essencial produzido, levando-se em consideração a grande quantidade da planta (1kg da planta se obtém somente 0.5ml de óleo essencial), é comum que seja misturado à outros óleos essenciais, como o capim limão ou citronela.
Flor de Laranjeira / Neroli (Citrus Aurantium Dulcis)
Como o próprio nome diz, esse óleo essencial é extraído da flor de laranjeira e, além do seu aroma floral magnífico, ajuda também a reparar peles danificas e é comumente usada em produtos para peles maduras. Esse óleo também age perfeitamente em peles oleosas, ajudando a combater a acne. Além disso, reduz irritação da pele seca e sensível, ajuda a tratar estrias e cicatrizes e auxiliar na regeneração das células da pele, melhorando a sua elasticidade.
Gerânio (Pelargonium Graveolens)
O óleo essencial de gerânio ajuda a melhorar a saúde da pele de um modo geral. Por equilibrar os níveis de sebo produzido pela pele, é indicado para peles oleosas e propensas à acne, sendo também interessante em produtos para limpeza da pele. Todavia, todos os tipos de peles podem se beneficiar desse óleo, pois o mesmo possui propriedades antioxidantes, anti-inflamótorias e suaviza a pele irritada.
Hortelã Pimenta (Mentha Piperita)
O óleo essencial de hortelã pimenta limpa a pele e descongestiona os poros, tendo propriedades antissépticas e anti-bacteriais que têm efeito sobre a acne. Tem a sensação refrescante, que pode aliviar a irritação, coceira e a inflamação da pele.
Jasmim (Jasminum Grandiflorum)
O óleo essencial de jasmim tonifica, ajuda a melhorar a elasticidade da pele e auxilia no tratamento de estrias, cicatrizes e sinais de idade. É um ótimo óleo para todos os tipos de pele até mesmo as sensíveis, porém deve ser usado com cautela pois pode ser irritante/tóxico para a pele se usado em grande quantidade.
Laranja Doce (Citrus Sinensis)
O óleo essencial de laranja doce é extraído da casca da fruta, é um óleo suave e indicado especialmente para peles prematuramente envelhecidas ou maduras e também peles com tendência à acne. O óleo de laranja doce ilumina a pele, luta contra os radicais livres, promove a síntese do colágeno e é adstringente. Além disso, ajuda na redução de manchas, atua na firmeza da pele e auxilia na circulação sanguínea, a qual por sua vez, promove a nutrição intrínsica da pele. Porém, pode ser um pouco irritante para peles muito sensíveis.
Lavanda (Lavandula officinalis)
O óleo essencial de lavanda é bastante usado por sua versatilidade, aroma agradável e por ser bem aceito por todos os tipos de pele. É um poderoso anti-inflamatório, anti-bacterial e anti-fungal. Esse óleo também regenera a pele e é indicado também para peles maduras, combate ao envelhecimento.
Limão (Citrus Limonum)
O óleo essencial de limão é excelente para peles sem brilho, cansada e congestionada, sendo ótimo em produtos para limpeza da pele. Por ser um ótimo adstringente e antisséptico, é recomendado para peles oleosas, porém outros tipos de pele também podem se beneficiar dele. Esse óleo também pode ajudar a clarear manchas, desintoxicar e rejuvenescer a pele. Porém, faça uso desse óleo com cautela, pois pode danificar a barreira natural da pele, tornar sua pele muito sensível à luz, além de contribuir para o surgimento de manchas na pele.
Uma dica é usar somente o óleo destilado, em pequenas quantidades, pois os óleos essenciais expressos ou o sumo do limão podem piorar as manchas e criar manchas novas se a pele for exposta à luz do sol. Então, prefira usar esse óleo em produtos para limpeza e em exfoliação suave da pele e não se exponha ao sol enquanto estiver fazendo uso dele. Use esse óleo essencial de preferência à noite, além de fazer uso do protetor solar durante o dia.
Magnólia (Melaleuca Alternifolia)
O óleo essencial de magnólia é anti-inflamatório e ajuda a reduzir irritação, vermelhidão e inchaço. Acalma e hidrata peles secas, trazendo saúde, amaciando e ajudando no combate aos sinais de envelhecimento da pele.
Melaleuca (Melaleuca Alternifolia)
Também conhecido como tea tree, o óleo essencial de melaleuca é antifúngico e antibacteriano, ideal para peles oleosas, com acne e dermatites. Também ajuda a reduzir a inflamação, irritação, coceira e a hidratar a pele. O óleo de melaleuca também é usado em desodorantes, cremes para os pés e óleos para cutículas.
Mirra (Commiphora Myrrha)
A mirra é considerado como sendo anti-inflamatório e antimicrobiano, aliviando coceiras e reduzindo os sintomas de eczemas, além de ajudar no clareamento de manchas. Esse óleo ajuda a limpar, oxigenar, tonificar, hidratar, reduzir rachaduras e pode auxiliar a combater sinais de envelhecimento da pele.
Olíbano / Frankincense (Boswellia Carterii)
O óleo essencial de Olíbano é usado desde a antiguidade como sendo um óleo sagrado, utilizado em cerimônias e também no processo de mumificações. Esse óleo é extraído de uma resina produzida pela planta e, por ser considerada um poderoso anti-inflamatório, é comumente usado em produtos anti-idade. Além de restaurar a epiderme e ter efeitos calmantes para pele irritada ou danificada, também ajuda a amenizar rosácea, queimaduras solares, erupções cutâneas e cicatrizes.
Patchouli (Pogostemon Cablin)
O óleo essencial de patchouli é benéfico para peles oleosas, pois ajuda na redução do excesso de sebo produzido pela pele. Também é levemente antisséptico, reduz a inflamação, alivia problemas de pele e pode ajudar na regeneração das células da pele.
Palmarosa (Cymbopogon Martinii)
A palmarosa é um óleo antimicrobiano, antiviral e antifúngico. É um excelente óleo para combate à acne, eczemas, inflamações e fungos, equilibrando também a produção de sebo e mantendo a pele saudável.
Petitgrain (Citrus Aurantium)
Esse óleo essencial é extraído das folhas da laranjeira e tem uma ação antisséptica suave, acalma peles irritadas, ajuda a clarear e tonificar a pele, sendo especialmente indicado para peles oleosas. Também age em peles congestionadas, acneicas, com manchas e com alta produção de sebo. Ele ajuda a aliviar a transpiração excessiva e é usado também para desodorizar a pele.
Rosa Otto (Rosa Damascena)
O óleo essencial de rosa tem um incrível aroma que abrilhanta qualquer formulação. Tem propriedades antioxidantes, ajuda a promover uma aparência jovem e tonificada da pele, amacia e hidrata e é excelente para peles maduras. Porém, devido ao alto nível de metil eugenol, esse óleo deve ser usado com muita cautela.
Sálvia (Salvia Sclarea)
A sálvia tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, antibacterianas e adstringentes. É um bom óleo para peles oleosas e acneicas pois equilibra a produção de oleosidade e acalma a pele inflamada. No entanto, esse óleo também acalma peles secas, danificada ou rachadas.
Sândalo (Santalum Album)
O óleo essencial de sândalo tem aroma amadeirado, com propriedades calmantes que auxilia no combate à acne, psoríase, eczema, rosácea e pigmentação.
Semente de Cenoura (Daucus Carota Sativa)
O óleo essencial de cenoura é um excelente antioxidante, rejuvenesce, tonifica e hidrata peles maduras e secas, ajudando na prevenção de rugas. Esse óleo também pode ajudar a recuperar a pele inflamada, irritada, clarear manchar e melhorar estrias.
Toranja (grapefruit) (Daucus Carota Sativa)
O óleo essencial de toranja, além de um aroma cítrico, doce e refrescante, também contribui para a saúde da pele. Contém propriedades anti-bacteriais e antioxidantes, auxilia no tratamento de acnes e celulites, amacia e trata a pele. Esse óleo pode ser usados em cremes e loções, porém, assim como outros cítricos, pode sensibilizar a pele, quando usado em grande quantidade e quando exposto à luz solar. É ótimo se usado em produtos para limpeza da pele.
Ylang-Ylang (Cananga Odorata)
O óleo essencial de ylang-ylang ajuda na regeneração da epiderme, hidratando e mantendo a saúde da pele, especialmente as peles secas. Tem propriedades antissépticas e pode auxiliar a prevenir o envelhecimento precoce, além de ajudar no equilíbrio do sebo produzido pela pele.